28 de abr. de 2011

28 de Abril - Dia Nacional da Educação

Olá Amigos

Hoje é o Dia Nacional da Educação e a importância da Educação para o desenvolvimento do país e das pessoas como indivíduos, cidadãos, como seres humanos autônomos que seguem valores e princípios éticos. Educar é possibilitar o desenvolvimento do sujeito e, portanto, do país. Paulo Freire citava que "A educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tão pouco a sociedade muda.".


Valorizar o trabalho dos professores de norte a sul e fundamental para o sucesso da educação, mas também é preciso focar o olhar dos propositores da política para melhora do trabalho dos professores, é necessário que aja uma mudança de política e do papel da educação dentro das escolas.

Esta data poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos.

E sempre sonhamos que os efeitos sejam mais práticos que apenas a lembrança do dia especial, para isso discutir o conceito de qualidade em Educação e informar a população em geral sobre seus direitos e deveres são ações que devem ser cada vez mais incentivadas nessa data.

Como cita o professor Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia e autor de diversos livros e artigos. Atualmente é Reitor da UNIABEU, RJ ele costuma dizer que uma boa iniciativa para comemorar a data seria a criação de um PROCON específico para a Educação, no qual todos pudessem denunciar condições e práticas não condizentes com uma estrutura educacional digna e competente.

Entender que o valor da escola e dos professores para o dia a dia da nação está muito além da simples comemoração de um dia especifico no calendário, ele é construído diariamente por aqueles abnegados, guerreiros e dedicados que em todo o Brasil fazem e constroem a historia da educação brasileira.

"A educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela tão pouco a sociedade muda.". Paulo Freire 
O professor Marcos Cordiolli, professor e cineasta, Graduado em História pela UFPR e mestrado em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. Professor universitário de graduação, de especialização latu senso e de mestrado, cita que: “A educação brasileira realizou uma conquista importante: universalizou a entrada e a permanência na escola básica. Agora temos uma nova e urgente tarefa: formular novas metodologias para dar conta da diversidade dos estudantes, universalizar a educação básica e ampliar a jornada escolar para o tempo integral. Hoje é uma data de conquistas, mas com disposição para construir o futuro.”

Como "prego de assoalho" de laboratório de informática e cria de NTE as TICs sempre foram o meu horizonte norteador e hoje mais do que nunca vejo na pratica dela um caminho que podemos seguir. O Professor Pedro Demo em seu artigo TICs e EDUCAÇÃO onde ele cita que  "TICs são hoje parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente"

Como sempre digo aos meus amigos  "O futuro é clichê. O futuro, a gente faz agora."

Então amados e queridos mestre, professores, pais, alunos, governantes, sociedade e pensadores ...

Mãos a Obra.

Temos muito trabalho pela frente.

Abraços

Robson Freire

23 de abr. de 2011

Geração Y

Empresas encontram desafios para manter talentos da geração Y.

Os jovens querem progredir rápido e mudam facilmente de emprego em busca do crescimento. Já as companhias tentam estimular essa geração para mantê-los na equipe e melhorar a relação dos Y com os Baby Boomers e os X.

Geração Y - Jornal da Globo parte 1


Geração Y - Jornal da Globo parte 2


Geração Y - Jornal da Globo parte 3


Geração Y - Jornal da Globo parte 4


Geração Y - Jornal da Globo parte 5


Abraços

Robson Freire

10 de abr. de 2011

Capacite-se

Olá Amigos

Atualmente o mercado de trabalho no Brasil e no mundo está cada vez mais competitivo e exigindo profissionais cada vez mais preparados para atingir e superar os novos desafios que o mundo empresarial moderno exige.



Temos hoje no mercado de trabalho uma situação inusitada: sobram vagas e faltam profissionais capacitados para ocupá-las. Mas por quê?

Por que a escola e universidades focam o desenvolvimento acadêmico e não o profissional, e o mercado está ávido de profissionais cada vez mais capacitados e altamente qualificados para esse novo mercado de trabalho.

Ai a gente se pergunta como escolher um bom curso que faça a diferença?

Quais as melhores universidades/faculdades para se matricular?

Qual o melhor curso à distância?

Qual o melhor custos x benefícios?

São muitas perguntas sobre como encontrar boas opções de Cursos Programas Empresariais que podem abrir a porta desse novo mercado.

Sempre fui um eterno defensor dos cursos a distancia, pois vejo neles a oportunidade de levarmos a qualquer lugar ou pessoa a chance de mudar o seu futuro. Existem algumas diferenças entre um curso presencial e um curso ministrado a distância que precisam ser ditas.

No curso presencial, à presença física do aluno no local em que o curso está acontecendo é obrigatória, agora já no curso a distância não a necessidade de sua presença no local, esses encontros são quase sempre através da internet. Há também os cursos semi presenciais que mesclam encontros presenciais e virtuais.

Independente do tipo de modalidade que você for escolher o importante é que o curso traga o conhecimento que você está procurando, porém cada modalidade exigirá do aluno formas diferentes de dedicação.

Como tudo na vida não vá com tanta sede ao pote, procure sempre saber o máximo possível sobre a instituição de ensino que você pretende estudar, pois essa escolha vai definir quem é quem no mercado de trabalho. A qualidade do curso está ligada principalmente a qualidade dos profissionais de trabalham para ela, por isso converse com quem faz ou já fez e tire suas conclusões.

Um bom lugar para você buscar informações sobre isso é nas redes sociais, de entrar em contato com ex-alunos. Uma analise dos novos cursos e profissões, também é muito importante, pois ninguém vai fazer um curso para uma determinada profissão em que o mercado atualmente não tenha procura. Atene-se.

Os cursos a distância são excelentes opções, eles realmente não deixam nada a desejar a nenhum curso presencial, basta apenas você se dedicar e ser disciplinado, respeitando horários e cumprindo suas tarefas. Lembre-se o sucesso é 10% inspiração e 90% transpiração.

Capacite-se ou fique de fora da festa.

Sucesso!!!

Abraços

Robson Freire