28 de set. de 2012

O que é inovação na educação? Onde está a inovação se tudo que teorizamos tem mais de 50 anos

Cybele Meyer


Antes de falar sobre o que é inovação na educação se faz importante falar sobre o significado da palavra “inovar” que, ao contrário do que muita gente acredita, não significa utilizar recursos novos, mas sim, utilizar recursos, mesmo que habituais, de forma inovadora. Podemos também dizer que “inovar” é “renovar”, ou seja, tornar novo ou como se novo fosse.

Educação inovadora é aquela que conta com escolas inovadoras que por sua vez contam com professores inovadores gerando alunos inovadores.

Professor inovador é aquele que faz a diferença na forma como conduz sua aula. Para isso não é preciso fórmula ou muito menos recursos novos, mas criatividade, ousadia, seriedade, comprometimento e responsabilidade.

Professor inovador não é aquele que é previsível, mas sim aquele que surpreende, que é capaz de estimular interações fazendo com que seu aluno reflita e chegue ao resultado pretendido. Sabe que o raciocínio é a estrada que conduz à aprendizagem. Se em um determinado momento o aluno está ficando cansado e perdendo a concentração é a hora de surpreender. Pede então para que todos se levantem, que batam palmas e estalem os dedos, que pulem no mesmo lugar, que girem 360º e que riam muito. Na sequência retoma a ordem e a aula.

Professor inovador não fala sempre no mesmo tom entediando seu aluno, mas joga com os diferentes tons e timbres de voz para chamar a atenção do aluno enfatizando os tópicos importantes. Não fica parado na frente da sala de aula, mas anda por entre os alunos interagindo e promovendo interação. É versátil. Quanto mais versátil for melhor será a sua aula e, consequentemente, maior será a possibilidade de atingir cognitivamente seu aluno, afinal ele é o responsável por indicar os caminhos que levam ao conhecimento e ao desenvolvimento. Esta é uma relação que atua como um facilitador no processo cognitivo e na superação das dificuldades.

Professor inovador é aquele que tem entendimento de que dependendo da relação que estabelece com seu aluno pode ou não facilitar o processo de aprendizagem. Há um interagir entre professor-matéria-aluno resultando num processo cognitivo satisfatório. A harmonia existente nesse triângulo propicia a não supervalorização das partes, facilitando, então, a aprendizagem. O aluno para aprender usa a sua inteligência, e para isso precisa conhecer, refletir, resolver situações-problema e ser instigado. O professor ao se apropriar desses verbos, abre um novo canal de comunicação com seu aluno, pois falam a mesma linguagem.

Professor inovador é aquele que mantém este canal aberto para poder estimular situações de interação e de envolvimento, pois o lugar que ele ocupa não é apenas daquele do que ensina, mas também daquele que conduz ao saber

Professor inovador atenta para outro ponto importante: trata cada aluno como sendo único, como o é. Isso parece óbvio, mas não é. Vivemos em uma época de massificação, em que o “individual” não existe. Somos uma grande massa e tudo é voltado para atingir essa massa. Enfim, a individualidade está em segundo plano e o professor que se conhece a si mesmo e ao outro age diferente e faz a diferença.

Professor inovador não idealiza que seu aluno caminhe com a multidão, mas que saiba por onde está caminhando e aonde quer chegar. É preparado para a vida. É estimulado a ser inovador, a refletir e formar opinião, a ser autônomo em sua aprendizagem, enfim a ser empreendedor. Trabalha valores morais, exercício da cidadania, ética e mostra que ninguém é igual a ninguém, logo ninguém é superior ou inferior a ninguém, simplesmente é diferente.


Professor inovador forma seu aluno para que se sinta apto a construir novos paradigmas para conviver em sociedade. É por esta razão que os conteúdos transmitidos pelo professor devem estar ligados à vida do aluno, com interação e dinamismo, de forma que as pesquisas e os debates façam parte do cotidiano, propiciando uma visão holística e exercitando o ato de pensar que servirá de alavanca para se projetar e promover mudanças na comunidade em que ele está inserido.

De tudo que foi exposto acima se pode perceber que em nenhum momento foi abordada alguma ação ou recurso novo, muito pelo contrário, tudo que foi dito é passível de aplicação em qualquer escola sem o investimento de nenhum recurso que não o de um professor inovador.

Ter um professor inovador é o que faz a escola se tornar inovadora. O gestor deve propiciar um ambiente aberto à inovação desengessando conceitos e teorias vigentes por mais de 50 anos. Ao ambiente aberto está incluído, entre tantos, o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, porém somente ter estes aparelhos no ambiente escolar não faz com que a educação seja inovadora. Ao ter um professor inovador, com certeza, o uso destes recursos será inovador e os alunos se sentirão motivados e instigados a aprender tornando a aprendizagem um resultado eficaz e promissor.

Assim sendo é possível afirmar que a educação inovadora está ao alcance de todos nós, basta termos um novo olhar, ou seja, um olhar inovador.

Sobre a autora: Cybele Meyer – Educadora, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Docência do Ensino Superior, Especialista em Tutoria e Educação Digital, Artista Plástica e Advogada. Autora dos livros “Inteligências na Prática Educativa”, “Menina Flor”, “Práticas para Lecionar” e o e-Book “O Diário de Juliana” É editora do blog Educa Já! ; Facebook: cybelemeyer ; Twitter: @cybelemeyer ; Email: cybelemeyer@yahoo.com.br

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